sábado, 26 de fevereiro de 2011

"Football" de doido.

Olá leitores.

Vocês devem ter estranhado o acontecimento do grande 'boom' publicitário referido ao SuperBowl passar e eu ter ficado quietinho. Juro que tentei assistir ao evento esportivo, pela internet, mas aquele jogo que chamam de futebol é muito chato, enfadonho e medíocre pra mim. Não passa de uma corruptela do Rugby (esse sim um jogo interessante) com poucos momentos (2 ou 3 vezes durante o jogo) em que se efetivamente se chuta a bola (que é oval-pontuda). Não deu, gosto de coisas originais ou com originalidade, não dá pra copiar todo um esporte e mudar duas ou três coisas pra dizer que têm uma modalidade "100% american", ok... Bem voltando, o assunto principal aqui é PUBLICIDADE e trata-se nesse caso, do evento mais prestigiado no país que tem o segundo maior mercado do mundo (perde pra China) e o maior evento esportivo desse país (o mundo não pára pra assistir isso, como eles pensam) visto na tv pela bagatela de mais de 111 milhões de pessoas (http://esporte.ig.com.br/maisesportes/futebolamericano/super+bowl+2011+bate+recorde+de+audiencia+nos+estados+unidos/n1237992409830.html) e esse ano, as grandes estrelas da festa foram as publicidades, que viraram Top Trendings no Twitter (http://luczconsultoria.wordpress.com/2011/02/09/super-bowl-2011-as-marcas-e-a-repercussao-de-seus-lancamentos-medidas-pelo-twitter/) o que ficou repercutindo mais do que os jogos em si. Dentro da gama de anunciantes (que irei postar todos a diante) deu pra perceber que não dá pra se definir um público alvo apenas, e a grande maioria dos produtos tem preços acessíveis. Mas o que falar de gastar US$ 3.000.000,00 por 30 segundos? Em torno de US$ 100.000,00 por segundo, um investimento e tanto né? Lógico que a NFL, AFC e os anunciantes vão dizer que este tem retorno, pois faz parte do jogo de publicidade para a própria liga, e não me surpreendo se tiver uma cláusula que obrigue a se falar isso no contrato, ou seja, se compensa ou não diretamente, nunca saberemos, o caso é que os EUA foram por muito tempo (do fim da segunda guerra até a crise de 2008) o maior mercado consumidor do mundo, e com o crescimento do esporte no país e consequentemente da NFL e AFC, esse evento tornou-se a "premiere" da publicidade mundial, pois voce estava mostrando para o país que tinha o maior numero de milionários, a maior economia e o publico mais patriota, no evento de maior audiencia, então acima de praticidade financeira, o evento hoje é como Mônaco para a Formula 1 e Rolland Garros para o tênis, ainda é uma vitrine. As produções apresentadas nesses intervalos também não se limitam aos gastos, e sim a criatividade, e é força de lei nos EUA que os custos de produção e criação da propaganda tem que ser maior que os custos de veiculação, o que sempre eleva os valores, pra o gozo das agências. Sem mais delongas, vou usar o método de avaliação que me é peculiar, usar os critérios de estímulo e resposta na persuasão, de acordo com o público alvo, e analisar os resultados de acordo com a meta. Ainda não temos esses resultados, mas assim que os tiver, também publicarei, mostrando os "acertos" e "erros" nas previsões-avaliações. Aqui seguem em ordem de avaliação, mediante aos critérios antes apresentados, as esperadas peças publicitárias, a maioria, inclusive, de qualidade duvidosa. Para que não fique muito cansativo (pra mim), vou apresentar um top12 e as outras apenas os vídeos. Vamos a elas:

1º- Audi Release The Hounds
Aqui temos uma peça que foge aos padrões normais e criativos. A crítica ao estilo de vida das pessoas que são "reféns" de sua condição social e posses. Referencias a potência do automóvel, e principalmente ao prazer de dirigir, ligado a um clima de ação, e filmagem perfeita. Tinha esquecido de postar esse comercial, na enumeração de todos que deu um trabalho grande. A comparação é sutil e não deixa de enaltecer o Mercedes também, afinal ser melhor do que é bom e mais difícil do que ser melhor do que é ruim. A Audi mordeu muitos novos clientes nesse nicho, sem dúvida, ainda mais com os teasers da campanha, que também foram ótimos.



2º - Iphone Verizon
Referência ao design do produto e as funcionalidades, depois ao país. Pode-se falar o que quiser do povo americano, mas são patriotas fanáticos, o que faz uma "bola de segurança" lançar que a marca é americana, feito por americanos, para americanos. Gancho do new deal, mas que ainda funciona. O produto também ajuda muito, e como ainda é lançamento, acredito no grande sucesso comercial dele.


3º- Mercedes-Benz Welcome
Está no post imediatamente anterior a esse, não foi uma peça especificamente criada para o evento, daí talvez advenha sua força comercial. Mostrar os carros como uma família grande, que se reune para dar as boas vindas aos novos irmãos faz parte da ideologia filosófica de origem da civilização ocidental, e da construção do certo e errado. Você pode até estar na expectativa que recomece logo o jogo, mas em algum momento, você vai traçar essa semelhança com sua consciencia ou sub-consciencia, e ficará com vontade de entrar nessa família tão bonita. É perfeita, adequada e atemporal, com uma repaginada, pode ser reutilizada a cada lançamento. O toque de humor é extremamente adequado e quebra a dramaticidade junto com a musica.


4º- Volkswagem The Force
O toque de identidade com um dos maiores filmes americanos (e para americanos) de todos os tempos. Responde a críticas de "engenheiros" americanos que diziam que a VW tinha a grade frontal de seus carros no formato Darth Vader, boa resposta, atuação perfeita do pequeno protagonista, toque de humor, filmagem limpa e fluída, take do carro em particular, salienta o design... Ao aparecer o carro na tela, você nota de cara que esse não é um VW comum, o luxo mostra que ele não é tão "para o povo", e pela proporção aerodinâmica, ele é quase unanimemente bonito, sendo que no final, aparece o precinho, a partir de US$ 20.000,00, que o coloca numa faixa de preço pra ser tubarão do mercado. Ótima peça, e acredito na explosão de vendas do Passat nos EUA.

5º-Hyundai Elantra"Childhood"
Porque carro pequeno tem que ser apertado? Esse é o grande argumento da peça "ser educado desde pequeno que carro compacto é apertado e desconfortável" confronta o grande mercado nacional americano, dominado por pick-ups grandes (1º e 2º lugares de vendas) com motores pré-cambrianos, enormes, barulhentos e beberrões. O mercado de lá está mudando (em 2006 eram os 5 primeiros na lista de vendidos pick-ups) e a Hyundai acertou em cheio ao apresentar seu pequeno sedan dessa forma.
6º- Justin Bieber & Ozzy Oubourne Best Buy
Sátira da rápida evolução dos equipamentos tecnológicos, Ozzy fazendo muito bem ele mesmo, e Bieber, bem..., eu acho que é muito andrógino, porém ficou bem na interpretação dele mesmo, também (se não ficasse...) no final a jogada da marca do best buy, boa sacada, dentro da ideologia de consumo americana (american way of life) vai identificar os mais velhos em Ozzy e os mais novos em Bieber, acredito que vão ter bons resultados.


7º- Mini Cram it in the boot
Humor que alterna baixo e alto nível, quando fala de colocar alguma coisa no traseiro do pequeno Mini, mas termina apresentando o produto e a funcionalidade do carrinho, tempos de mudança se aproximam no Mercado, e provavelmente terão um belo retorno.
8º- Hyundai Anachronistic City
A idéia é bem simples, mas executada de forma excelente. A partir do lançamento do Hyundai, tudo que existia ficou obsoleto. Não precisa mencionar a tecnologia, nem mesmo o nome do carro. Trilha sonora mostra humor, completando os apetrechos engraçados do filme. Filmagem chapada, só muda de estilo quando foca o carro. Muito bom, além de tudo.
9º- Volkswagem Black Beetle
Técnica primorosa, é difícil pra qualquer cineasta manter um nível de realismo desse tamanho, mesmo em uma animação de 30 segundos. O humor é óbvio, mas a percepção tem que ser aguçada para a época do beetle, o velho fusca, pra se ter idéia que o fusca era chamado de besouro (beetle) por causa do seu barulho de motor arrefecido a ar. As tomadas em câmera lenta aguçam a percepção, quem sabe que o fusca foi besouro, sabe que se trata de um novo fusca, mais forte, “do mal"... Black Beetle.
10º- Bridgestone Carma
Animação com filme resultando numa estética interessante. Aos desacostumados com propaganda, pode parecer intrigante de início porque o castor decidiu ajudar a um desconhecido, porém, o efeito que imagino (pode ter outro efeito mirabolante por trás) é o castor sendo agradecido pelo cara usar pneus Bridgestone, pelo fato da empresa ser ecologicamente responsável. Acredito que essa mensagem poderia ter ficado mais explícita com algum texto verbal, mas a peça é muito boa.
11º- Bud Light Dogsitter
Aqui estamos vendo um humor extravagante, porém de alto nível, divertido, e bem na linha surreal característica da Budweiser. Conseguiram ótimos efeitos, e como a população reage bem a essa linha sempre, devem ter bons resultados.
12º- Motorola Xoom Empower
Conceito da saliência, mostrar que quem usa é diferente, que supostamente o aparelho te tira da mecanicidade de sempre estar com fones de ouvido, escutando as mesmas musicas, pensando nas mesmas coisas... e o mesmo aparelho aparece como elo de ligação da emoção, sentimento, atração entre um casal, onde ela é bem bonita, e ele meio nerd, dando uma sugestão bem leve por ai. Peça tecnicamente muito boa. Daqui em diante só citando, cansei de comentar por enquanto.
13º- BMW Defying Logic
14º- Chevrolet Bumblebee
15º- Chevy Cruze Status
16º- Kia One Epic Ride
17º- Chevy Discovery
18º- Hyundai Deprogramming
19º- Crhysler imported from Detroit
20º- Chevy Miss Evelyn
21º- cars.com The Reviews Are In
22º- Coca-Cola Border
23º- Groupon Tibet
Comentário rápido: Estive numa palestra com a coordenadora de expansão do Peixe Urbano no país, por isso quando eu perguntei o maior do mundo no seguimento de compra coletiva, ela não me falou, pois o maior do mundo é o principal concorrente deles aqui,no Brasil , e é mostrado justamente nesse spot.
24º- Pepsi Max First Date
25º- NFL American Family
26º- E*Trade Tailor
27º- Carmax Candy Store
28º- Snickers Logging
29º- Coca-Cola Siege
30º- Teleflora Help me Faith
31º- CarMax Gas Station
32º- Stella Artois Crying Jean
33º- HomeAway Test Baby
34º- Cars.com Go First
35º- Chatter.com Halftime Ad with will.i.am
36º- CareerBuilder Parking Lot
Essa é racista, sutilmente racista, o que enoja mais. Ou pode ser um pré-conceito meu, ou um estímulo sub ou inconsciente do criador da peça. O que me admira mais é ninguem ter visto isso.
37º- Budweiser Wild West
38º- Bridgestone Reply All
39º- Hyundai Hypnotize
40º- Pepsi Max Torpedo Cooler
41º- Chevy Tommy
42º- Bud Light Product Placement
43º- Lipton Brisk Eminem
44º- Doritos The best part
45º- Bud Light "Hack Job"
46º- Chevy Misunderstanding
47º- GoDaddy.com "The Contract”
48º- Rio (2011) - Super Bowl Trailer
49º- Castrol Edge
Castrol edge
50º- Cowboys and Aliens
51º- Kim Kardashian's SKECHERS
Pronto galera, depois de muito cansaço, postei como tinha prometido a alguns. Se quiser colar pra alguma prova, pegando minhas análises pode colar, mas se usar pra um trabalho, cita a fonte, deu trabalho fazer esse post. Assim todo mundo sai ganhando. Valeu?

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