sábado, 2 de outubro de 2010

Nobre Solitário

(Trecho de uma nova historinha...)

Dignidade, caráter e personalidade. Quantas vezes ouvimos falar sobre isso? Eu digo que menos que o necessário. A atual sociedade brasileira tenta sair de um buraco que ela própria cavou; valores deformados pela ganância que atinge a todos nos instintos mais egoístas, fazendo a grande massa esquecer (ou nunca aprender)o que nos faz humanos é a capacidade de racionalizar esses instintos, essas vontades, e pensar num mundo mais igualitário e justo.

É fácil ser corrupto e saciar as vontades imperativas do corpo e da mente enquanto fecha-se a porta e apaga-se a luz ao povo lá fora da sua casa. Não falo apenas dos políticos, falo de uma corrupção ainda mais vil e atroz, que se instalou e cresceu dentro dessa sociedade, e que não tem perspectivas de melhora. O maldito "jeitinho brasileiro" e seus derivados. O que era uma forma criativa de contornar problemas, virou uma prática vil de usurpar o direito à cidadania dos outros.

O meu espírito belicoso (traço do clan) manda racionalmente a mensagem: Encontrar e Punir o responsável. Infelizmente essa luta eu não posso fazer sozinho. A punição para essa ignorância é o conhecimento; para investigá-la, infelizmente não preciso fazer esforço, basta sair na rua.

Então por aqui, venho fazer um chamado, uma convocação. Preciso de guerreiros em extinção; experimentados, sofridos, privados, perseguidos e muitas vezes, por trazer uma mensagem de iluminação mental, escrachados pela ignorância da maioria. Não me apresento como general dessa armada, mas como soldado mais voluntarioso. É de guerreiros assim que precisamos:

Nobre sem dinheiro, com saúde desgastada, os olhos embotados de tristeza e dor. Amatreirado pelas circunstâncias, cansado, fraco. Empunhando com coragem as armas que lhe restam; elas também estão gastas, já não são tão afiadas como dantes. Mas a convicção não para, o sentimento não para. Os valores que lhe foram ensinados pelos grandes homens e mulheres permanecem, fortes, luminosos, como única luz no fim do túnel. Esses valores remontam sua percepção sobre o que é realmente importante; Quanto mais se apega a isso, mais digno fica; Esses mesmos valores denotam seu caráter; apesar de lutar contra sua natureza emotiva as saudades despertam dores horrorosas e lancinantes, as lágrimas brotam em seus olhos. Foi tudo por esses valores; foram lutas de seus ancestrais de sangue, de amigos, de grandes mulheres. Tudo somado à natureza belicosa de sua personalidade: Está aí um inimigo que a ignorância e mediocridade jamais irão vencer! Lutará contra a maldade apegado a suas convicções e sentimentos até que a morte o impeça, mesmo que nada mais valha a pena.

Não se pode impedir a natureza de quem nasceu pra lutar. Que venham e se juntem os nobres solitários de todo o mundo; e que a luta não seja banalizada.

Pai, nada foi em vão, tudo foi lição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário