terça-feira, 13 de setembro de 2011

O RPG COMO FERRAMENTA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA

Criação de Andrew Targino em parceria comigo.

Olá leitores

Sei que não faz tempo que postei sobre essa oficina, sendo que nesse meio tempo, aconteceram algumas coisas. Muitas pessoas da faculdade se interessaram em ministrar oficinas também, durante a semana de publicidade e propaganda de lá, portanto, houve uma competição e as seis melhores oficinas foram aprovadas por um júri docente. Gosto muito de competir quando as regras são claras e justas, caso que aconteceu aqui, e, felizmente, vou poder compartilhar alguns conhecimentos que tenho sobre duas de minhas paixões: RPG e Propaganda. O material (slides e filmes) já está praticamente todo selecionado e pronto e, dependendo do rendimento da turma, poderemos ter algumas ótimas surpresas (a serem reveladas lá). Aos amigos que estiverem aqui em Campina Grande, convido-os a participar da III Semana de Publicidade e Propaganda de Campina Grande, promovida pela faculdade Cesrei (28,29 e 30 de setembro com a taxa de R$ 10,00 para alunos e R$ 15,00 para não alunos da instituição) e consequentemente da referida oficina que faz parte da grade desse evento maior.Para um pouco mais de esclarecimento sobre o conteúdo (não vamos chegar a jogar lá) vou postar também a ementa a seguir. As inscrições já estão abertas na coordenação do curso de Publicidade e Propaganda da Cesrei e espero todos vocês lá!

CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR REINALDO RAMOS – CESREI

CURSO: PUBLICIDADE E PROPAGANDA

MINISTRANTE: IVANY BARROS LUCENA JUNIOR

OFICINA-MINI CURSO: "O RPG COMO FERRAMENTA DE CRIAÇÃO PUBLICITÁRIA"

2011
EMENTA

DURAÇÃO: 4 Horas.

ASSUNTOS ABORDADOS: Introdução ao RPG (Role Playing Game – jogo de interpretação de personagens), À natureza e objetivos dos jogos, Sistema Storytelling, Ambientação, construção de Universo e Cenário, Construção de estória, Construção de personagem, Narrando e manipulando a história para um determinado fim, tipos de manipulação e persuasão. O estímulo do espírito criador dentro das limitações do universo e cenário.

OBJETIVOS: Apresentar ao profissional/acadêmico de criação um modo de ampliar e direcionar sua força criativa de uma forma lúdica e praticamente infinita, dando capacidade de contar uma estória estruturada em ambientação e interpretação, usando nesse processo, toda a gama de emoções, sentimentos e sensações da natureza humana em prol da manipulação e da persuasão.

COMPETÊNCIAS: Relacionar com racionalidade a realidade ante o jogo; Identificar a relação ficção-realidade e por fim, perceber as infinitas possibilidades criativas a partir do jogo eventualmente, usando-as na criação publicitária.

HABILIDADES: Conhecer os principais elementos de um jogo e saber utilizá-los na criação e análise publicitária; Possibilitar uma desmontagem ficcional a partir dos elementos do jogo e Aprendizado de um método dos mais diversos no universo de criação publicitária propagandista.

ATITUDES: Tornar o profissional de criação publicitária mais crítico e perfeccionista quanto ao seu trabalho, utilizando-se dos conhecimentos necessários para cada situação de persuasão e manipulação.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

I – O que é RPG?

II – Por quê aprender RPG para criação publicitária?

III – Ambientações;

IV – Universo e Cenário;

V – Construção de Personagens;

VI – Construindo a história;

VII – Interpretação, Retórica, Persuasão e Manipulação;

VII – O uso de todos os predecessores juntos na propaganda.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO: Aula expositiva e trabalho em grupo.

RECURSOS DIDÁTICOS: Textos, Filmes (publicitários e ficcionais), Data-Show, Computador e sistema de som.

BIBLIOGRAFIA:

O mundo das trevas 2.0 – Módulo Básico.
O filho de Maria - Roteiro Introdutório.

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