quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Mini-Curso: Advergame - O Jogo Anúncio.

Anúncio do Mini-Curso, criação minha e de Andrew Targino

Olá, Publicitários, Propagandistas, Acadêmicos, Aficionados e Afins da área que acompanham o blog.

Hoje foi uma noite supreendentemente exitosa. Em uma oficina mini-curso laboratório, ministrada por mim e pelo meu amigo Andrew Targino (que dirigiu a arte do anúncio da oficina), conseguimos captar e motivar os alunos a produzirem de forma rápida e estruturada, um roteiro de uma peça de propaganda e um roteiro de advergame. Contamos com a presença do Prof. Msc. Fábio Ronaldo Silva, o que nos alegrou bastante, devido ao seu conhecimento sobre a área e a afinidade pessoal e profissional que cultivamos com o mesmo. 

O aval e as sugestões fornecidas por ele, é que fundamentam essa nova empreitada, previamente planejada.
Desta vez, diferentemente do ano passado, tivemos duas oportunidades em dois dias seguidos, em aulas de três horas cada, de explanar e motivar a criação nesta nova plataforma publicitária. O primeiro dia não foi bom (25/09), fato que me surpreendeu, pois, baseava-se no mini-curso ministrado por mim em 2011 (O RPG como ferramenta de criação publicitária) que havia sido um sucesso (tivemos poucos alunos, porém produzimos muito bem), ainda por cima atualizada com peças novas e recém premiadas ao redor do mundo; Não consegui manter a atenção do pessoal, minha voz não estava boa e eles terminaram ficando inquietos e preocupados com outras coisas.

Ao final da palestra, eles não responderam com coerência aos questionamentos realizados por mim. Imaginei que estava pegando pesado em conhecimentos científicos que talvez fossem requisitos para entender o conteúdo ou que a didática estava falha, enfim, uma infinidade de coisas, portanto, neste 26/09, decidimos praticar duas mudanças: Fechar a porta da sala afim de que os acontecimentos exteriores não retirassem a atenção dos alunos e abrir as janelas com antecedência afim de resfriar um pouco o ambiente. Sinceramente, não pensei que estas simples medidas fossem capazes de mudar a atitude deles em relação a aula, porém, ao final, eles vieram nos cumprimentar e manifestaram seu contentamento em relação ao conteúdo e as atividades, como diz o ditado: "Vivendo e aprendendo".

Graças a esse êxito, vamos organizar a primeira versão online destas sabatinas. Ministrarei o Mini Curso em tempo real (e pela primeira vez na vida utilizando essa plataforma) em um site de eventos. Como esta atividade é uma novidade para mim, a primeira turma somente poderá contar com 15 alunos. Portanto, caso queiram inscrever-se, vejam o conteúdo programático, analisem se estarão disponíveis nos dias 05 e 06 de outubro/2012 das 17:00hs às 20:00hs  (final de semana das eleições municipais), e mandem um email com assunto "Inscrição Advergame" para ivanyjunior@yahoo.com.br, que estaremos realizando um pequeno teste de seleção (exclusivamente por conta do número reduzido de vagas). O Mini-Curso é GRÁTIS e tem certificado válido como extensão e técnico. Abaixo segue a ementa programática dos assuntos que iremos ver. Desde já agradeço o acesso e a sua atenção.

EMENTA

DURAÇÃO: 6 Horas (Dois encontros de 3 horas).

ASSUNTOS ABORDADOS: Introdução ao RPG (Role Playing Game – jogo de interpretação de personagens), À natureza e objetivos dos jogos, Sistema Storytelling, Ambientação, construção de Universo e Cenário, Construção de estória, Construção de enredo, Narrando e manipulando a história para um determinado fim, tipos de manipulação e persuasão. Criação de um jogo capaz de relacionar a marca-produto-serviço com seu público alvo.

OBJETIVOS: Apresentar ao profissional/acadêmico de criação uma nova modalidade de anúncio em forma de jogo com a capacidade de ganhos substanciais para o cliente. Criar jogabilidade estruturada em ambientação e interpretação, usando nesse processo, toda a gama de emoções, sentimentos e sensações da natureza humana em prol da manipulação e da persuasão.

COMPETÊNCIAS: Entender e dominar a relação “jogador-jogo”, recortando nesse processo a seleção eficiente do público alvo e os níveis de interação.

HABILIDADES: Conhecer os principais elementos de um jogo e saber utilizá-los na criação e análise publicitária; Possibilitar uma desmontagem ficcional a partir dos elementos do jogo e Aprender um método dos mais interativos no universo de criação publicitária propagandista.

ATITUDES: Atualizar o profissional/acadêmico de propaganda com uma modalidade de anúncio interativa e jogável, entendendo o processo e os efeitos.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
I – O que é RPG e o que é Advergame?
II – Por quê aprender RPG e Advergame para o mercado publicitário?
III – Ambientações;
IV – Universo e Cenário;
V – Construção de Personagens;
VI – Construindo a história;
VII – Interpretação, Retórica, Persuasão e Manipulação;
VIII – O uso de todos os predecessores juntos na construção da Propaganda e do Advergame;
IX – Tipos de Advergames;
X – Níveis de Interação dos Advergames;
XI – A Viabilidade do Jogo Anúncio e Potencial de mercado.

MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO: Aula expositiva e trabalho em grupo.

RECURSOS DIDÁTICOS: Slides, Jogos Eletrônicos e Filmes (publicitários e ficcionais).

RECURSOS ESSENCIAIS DO ALUNADO: Computador equipado com sistema de som, Adobe Flash Player e Acesso à Internet por Banda Larga.

Um comentário:

  1. Bem galera, esse mini-curso está originando um livro, provavelmente na modalidade digital. Irei mantê-los informados, e, mais uma vez, grato pela audiência do blog.

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