terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Os Melhores do Ano

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!

É a praxe de comprimento da época, mas como sempre, eu fanatico por propaganda vou aproveitar e eleger aqui com meus botões, as melhores propagandas de 2010 que eu possa me recordar nesse momento (precisamente 00h:38min de 29/12/2010). Aos que gostam de visitar por causa dos trabalhos acadêmicos, não publiquei nenhum porque não obtive notas máximas ultimamente, pois estava muito cansado, muito atarefado e com pouco tempo pras coisas da faculdade, portanto galera, academicamente só deve estar pintando alguma coisa aqui em fevereiro. Mas vamos voltar ao motivo principal do post: As melhores propagandas para a tv do ano, em categorias (esportiva, moda, automobilístico, sem fins lucrativos, bebidas, política e a melhor no geral) e como estou sem muito saco pra escrever, vamos logo direto ao assunto;

Esportiva:
Não se trata apenas de uma peça em si, mas de toda a ação televisiva que não tem uma peça, mas eventos esportivos de alto nível com um leve desvio de foco, e, sim a ação que foi mais eficiente no ano foi a publicidade esportiva da Red Bull, com times de futebol em todo o mundo, corrida de aviões, o maior evento de motocross, rally... Enfim o que voce possa imaginar. Ligar um canal de esportes durante 30 minutos, obrigatoriamente voce vai ver alguma coisa da Red Bull no ar. Esse ano, ela triplicou a vantagem em cima da segunda maior empresa de energeticos do mundo... Propaganda de qualidade faz isso, e associar a vivacidade do produto ao esporte foi uma jogada de mestre, que começou já a alguns anos. Aqui vai a chamada do campeonato de mergulho outdoor.


Moda:
Eis aí uma coisa que eu não entendo muito bem e a que de fato sou "imune" (a marcas, griffes, tendencias temporais, etc...) pois só visto o que acho bonito ou confortável pra mim, independente das tendencias atuais e ditames estilísticos, porém, é a área de publicidade que eu tenho menos experiência e conhecimento (apesar de ser uma das mais promissoras) portanto, eu coloquei aqui uma peça da Dolce & Gabbana, que por acaso argumentou de forma eficiente mostrando praticidade e beleza de uma "underwear" (apesar do produto principal ser um perfume), que até eu, imune a moda, poderia comprar. A fotografia da peça, a garota, e o toque de humor ficaram perfeitos na minha opinião.


Automobilístico:
Esse ramo me deu uma certa dor de cabeça pra escolher, tanto que a segunda colocada também merece menção. Uno-duni-tê (novo Uno) e Sorry (Mercedes-Benz) são virtualmente perfeitas. A primeira, mostra o uno numa trajetória psicodélica onde a imaginação é o limite, associando o produto ao nosso lado infantil, puro, bonito. Essa campanha elevou o numero de carros vendidos em mais de 30 mil unidades (ano passado o Uno havia vendido em torno de 168 mil unidades e esse ano ultrapassa as 200 mil) ficando em segundo lugar no total de carros vendidos no ano, e associando também a força da peça, pela variedade de cores que aparecem no comercial, aparecerem tambem na preferência do público, ótimo trabalho sem dúvida, mas a vencedora tem mais méritos. Sorry (Mercedes) apresenta uma trilha sonora de beleza incontestável, humor de alto nível e atuação excepcional dos protagonistas da propaganda... fotografia, tomadas, trilha sonora... mais uma vez a escola de Frankfurt mostra sua força e mostra resultado insofismável (líder de mercado em seu seguimento no mundo, a Mercedes) decorrente do estímulo correto. Perfeito, é o que se pode dizer sobre esse trabalho.


Sem fins lucrativos (social):
Esse setor vem crescendo e de cara voce pode pensar que o trabalho é de menor qualidade, pois sempre advén de doações de agencias e produtoras para uma causa de utilidade pública. Ledo engano, pois ao fazer uma ação nesse sentido se obtém descontos de imposto em vários países (dependendo da legislação do país e da abrangência da campanha) e um portfólio poderoso para as agências, uma vez que a aprovação da campanha é mais fácil. Portanto as produções ao redor do mundo em torno do tema têm-se mostrado muito bonitas e acima de tudo eficientes. A vencedora é de fato de 2009, mas como não existia esse blog no ano passado, nem apareceu nada melhor no mundo (na minha modesta opinião, analisando a estética e a eficiencia) esse ano, segue uma animação da cruz vermelha internacional, feita nos EUA. Bonita, entretenedora e eficiente (teve um aumento considerável de doações) e que realmente me fez ter vontade de doar algo para eles.


Bebidas:
Aqui é uma classe que necessitava há muito tempo de uma revisão. Só o uso de estereótipos pejorativos (sempre uma classe ficava prejudicada) e dessa vez se usam estereótipos, mas ambos aceitáveis com orgulho pelos representados. Humor de alto nível, beleza e etc., tudo muito certo e dando um feliz resultado para a Heineken. Ela é de 2008, mas sinceramente, não apareceu nada melhor até agora (uma resposta da Bavaria Pilsener foi bem bolada) mas nada que salte tanto aos olhos, tanto que ainda está no ar.


Política:
Esse foi um ano repleto de bizarrices, pois foi ano de eleição. Nada que se salve demais (os vídeos de Tiririca são uma cuspida na cara do povo, e me envergonham bastante) mas aqui e acolá saíram algumas peças muito legais. Duda Mendonça não é de hoje, que é um "papa" no assunto, e se garante tanto ao ponto de exibir o próprio ato de criação na internet. A vencedora é uma dupla: Peça e Ação publicitária. A peça foi o jingle "A hora da virada" feita pra Ricardo Coutinho aqui na Paraíba, junto com a "Girassoca" (dois dias depois da peça pronta) num evento que proporcionou a virada de Ricardo em João Pessoa dentro de 15 dias. Música bonita, animada, motivadora e principalmente briosa, ressaltando o orgulho de ser pessoense e eleger pela primeira vez um pessoense de fato. O resultado todos já conhecem.


A melhor do ano:
Pode parecer até injusto, porém, a ação completa de publicidade no ano, do cliente e da "house" vencedoras foi perfeita, conseguiram melhorar a imagem do que já tem uma imagem boa (o que é mais dificil do que melhorar o que tem uma imagem ruim) e a peça que eu vou colocar aqui, é apenas uma pontinha do iceberg, voces podem olhar mais no canal do youtube deles. Toquem as trombetas, e a melhor foi a Mercedes e suas peças lindas, em filmes pra internet e tv, fazendo cada vez mais a gente desejar um monstro desses estacionado em nossa garagem, junto com uma bela mensagem de feliz natal e um providencial desvio de foco para o trato dos animais... A velha escola de Frankfurt continua imbatível (na minha opinião e na de um bocado de gente).


Se voce gostou de outra, sugestione nos comentários, ou fale comigo no chat do final da página.

Feliz Natal (atrasado) e Próspero Ano Novo! Espero que o ano que passou tenha sido tão bom para todos como foi para mim! Obrigado pela visita e pela grande quantidade de acessos diária (mesmo que seja apenas pra colar meus trabalhos). Valeu galera!

Nenhum comentário:

Postar um comentário