quarta-feira, 14 de março de 2012

Política - Campanhas

Boa Noite

Agora é hora de vender meu peixe (mais uma vez, porque este blog também faz as vezes de portfólio). É ano de política, e, eu gosto muito de disso, talvez, seja dentre os tipos de propaganda a que eu mais gosto de fazer (e eu gosto muito da 'normal' também, vocês são testemunhas). Alguém vem dizer que o meu trabalho é "Marketing Político" justamente porque cuido de outras áreas além da propaganda (pesquisa, estratégia, postura, posicionamento, etc.) o que na corrente européia de Administração (ramo inglês cujo o pai é Robert Owen) estas obrigações são da propaganda, e eu sou adepto desta teoria (das americanas apenas aprecio a APO de Peter Drucker) porque compreende muitos ângulos diferentes, enfim, não é assunto para agora. Vou detalhar minhas incursões na política e minha atuação em processos políticos que culminaram em cases de sucesso.

Primeira Experiência
No pleito estadual eu estava sem muitas pretensões, ocupando o cargo de secretário do PTB em Aroeiras - PB em um cenário político que acenava com grandes mudanças na organização das campanhas (do amador para o profissional) e tive a "sorte" de coordenar as oposições (então ao governo estadual de Zé Maranhão) naquela região (Aroeiras - Gado Bravo -PB). Como observador à distância, inicialmente percebi um acordo de oportunidade para chamar atenção às lideranças de oposição enfraquecidas daquelas cidades (eram de oposição às prefeituras e ao estado); nascia o movimento que ficou conhecido como "A União das Oposições do Agreste" que logo após sua formação (inicialmente entre Chicão de Aroeiras e Paulo Monteiro de Gado Bravo) teve a adesão do grupo Dunga de Boqueirão, Alcantil, Barra de Santana, Riacho de Santo Antônio, Caturité e Cabaceiras, tendo também, como expoente o então deputado estadual João Fernandes. A partir desse panorama houve uma coalizão entre as lideranças respectivamente citadas em torno dos nomes de Cássio Cunha Lima (que viria a ganhar em todas as cidades mencionadas no segundo turno) , Efraim Morais, Wilson Braga, Carlos Dunga, João Fernandes e Manoel Ludgério (dos quais apenas Braga e Fernandes não lograram êxito na eleição, porém obtendo expressiva quantidade de votos) e coube a mim a organização de todas estas campanhas naquela região. Explorar o ponto forte de cada candidato se revelou um desafio forte e interessante, aguçando o poder de argumentação e persuasão do raciocínio.

Palanque de um Comício em Boqueirão-PB na Campanha Majoritária de 2002


Uma Batalha Municipal
Depois do desenvolvimento deste trabalho regional, no pleito de 2004 encarreguei-me duas campanhas majoritárias daquela mesma região: Chicão em Aroeiras e Casé em Boqueirão. Ambos candidatos de oposição que enfrentavam uma forte rejeição e tiveram que retrabalhar a própria imagem para terem chances de disputar o pleito. Em ambas fui responsável pela criação de toda a parte gráfica (sendo auxiliado por uma gráfica de Campina Grande) definição dos nomes das coligações, criação de jingles e guias eleitorais de rádio, além de eventos, estratégia e definição de linha dos candidatos. Dois trabalhos dessas campanhas foram reutilizados em campanhas posteriores: O jingle "Dessa vez eu sou Chicão" (Dessa vez eu sou Chicão [sou Chicão] é meu prefeito e eu não abro mão/o meu voto eu invisto na educação, saúde e segurança/dessa vez vamos ganhar...) e o guia eleitoral de rádio de Casé (falava de 'Joãozinho' que era candidato da 'titia' numa 'cidade de açude grande') uma rádio novela bem humorada que virou entretenimento local. O trabalho resultante da "União das Oposições" deu musculatura e notoriedade aos candidatos referidos que elegeram seus grupos em todas as cidades do bloco citadas anteriormente, sendo minha participação direta restrita a Aroeiras e Boqueirão.


O estado re-unido
Mais uma vez assumi nestas cidades a coordenação sistemática do bloco Cunha Lima. Com um trabalho mais interno e restrito e dotado de uma equipe maior e mais competente do que há 4 anos. Treinei fiscais e analisei o fluxo contínuo de informações e pesquisas durante o pleito, bem como fiz todo o planejamento midiático de Dunga Júnior (eleito deputado estadual) escolhendo as peças publicitárias mais adequadas e uma postura pública condizente com sua personalidade. O trabalho de planejamento transcorreu com uma certa tranquilidade, justamente porque existia uma ótima equipe de trabalho.


Mais uma Aroeiras
Assumi a coordenação estratégica da campanha majoritária de Dudu em Aroeiras 2008. Em conjunto com Fred Ozanan (grande profissional) foi feito o planejamento gráfico, adoção de linha e análise de pesquisas e informações. A meu cargo exclusivo ficaram a criação de jingles, programa de rádio e produção de eventos (comícios, passeatas, etc.). Apesar de contar com uma boa equipe de trabalho, esta campanha representou a primeira derrota de minha atividade profissional como propagandista político, os jingles tiveram boa aceitação entre o público apesar da derrota, e desta campanha é a minha maior reserva de material (até pela proximidade familiar com o candidato, meu primo) emplacamos vários sucessos e o nome da campanha (Aroeiras não pode esperar).

Jingle paródia "É 11 é, é 11 rá!"

Jingle "Vamos mudar"

Dudu elétrico e vinheta comício

A hora da mudança Parte 1

A hora da mudança Parte 2


Outra cor no Pastoril Estadual
É o laranja/girassol. Fui analista  no segundo turno no sertão (Patos, Sousa e Cajazeiras) da vitoriosa campanha de Ricardo Coutinho. Emplacamos um jingle paródia em cima da música "Girassol" de Alceu Valença (Um girassol nos teus cabelos/no coração um girassol/Ricardo foi grande prefeito/Governador vai ser melhor [bis] A Paraíba está com vontade/ vamos votar com orgulho no peito/ Ricardo foi grande prefeito/ Governador vai ser melhor/ O nosso estado não é um curral/O nosso povo merece respeito/ Ricardo com orgulho no peito/ O povo vota com amor[...]) que, para meu orgulho, foi elogiada pelo próprio Alceu (segundo Fernando Bob), um ícone da cultura e arte nordestina, alias, se um dia ele chegar a ler este texto, aproveito para pedir-lhe desculpas.
Este ano estamos em processo de negociação com dois candidatos, porém, não entrarei em mais de cinco campanhas ao mesmo tempo, pois, gosto de acompanhar tudo de perto e organizar os mínimos detalhes. Até o próximo post, que será, digamos, um pouco "viral"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário